As Florestas e a Nova Economia: Como Produtos de Origem Florestal Podem Ajudar a Superar os Desafios do Planeta

A Geplant representou as ciências florestais no maior encontro de pesquisa florestal do mundo, o XXV Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), que teve como tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável” e recebeu mais de 2.500 participantes de mais de 90 países na primeira edição realizada na América Latina, o evento aconteceu em Curitiba entre os dias 29/09 e 05/10.

Uma grande mensagem do congresso foi demonstrar como as florestas, produtos e atividades de base florestal estão conectados à agenda de sustentabilidade do planeta e como os países e instituições podem colaborar para atingi-los. A própria FAO em seu relatório “The State of the Worlds Forests 2018” reconhece a contribuição direta das florestas no cumprimento de pelo menos 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU para 2030.

Dentre muitas palestras e trabalhos de altíssima qualidade, gostaríamos de destacar as informações trazidas por Maria Chiara Pastore, arquiteta italiana, que mostram que as cidades, ocupando apenas 3% do território terrestre, são responsáveis por 70% do consumo de energia e por 75% das emissões de CO2. Esse fato demonstra como nossos hábitos influenciam as cadeias de valor e reforça a necessidade de despertar para uma nova economia que entenda as florestas como fonte de recurso natural e renovável essencial para o homem.

Há uma oportunidade de transformação econômica nessa era de rápida transição dos hábitos de consumo e demandas do consumidor. Compromissos devem ser firmados entre a população e seus governantes para garantir a conservação de nossas florestas, o combate ao desmatamento, o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e de fontes de energia renovável, entre outros aspectos relativos à sustentabilidade.

Publicado em 5 de novembro de 2019

Artigos e Notícias

Veja mais
Geplant Tecnologia Florestal Ltda.
CNPJ 22.389.448/0001-81
Website por Index Soluções
Fotografia por Daniel Carvalho