NDVI: integrando espaço e tempo

O avanço da ciência no sensoriamento remoto trouxe variedades de satélites e sensores que obtém informações das florestas em escalas territoriais e temporais jamais vistas.

Assim como uma empresa, o sistema vegetal é uma complexa interação de funções bem divididas e organizadas. Para a exploração desse campo, portanto, é preciso uma visão do integrada do sistema de produção.

Uma técnica comum consiste em calcular índices de vegetação para monitoramento. A mais conhecida é o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), que já vem sendo explorado e melhorado desde a década de 1970 para diversas aplicações.

Entre os desafios para obtenção de uma série temporal consistente é a preocupação com os processos de correção atmosférica; já para garantia de uma boa resolução espacial deve-se atentar para a presença de nuvens e eventual necessidade de tratamento da imagem e interpolações.

O NDVI tem relação com uma parte do processo, podendo ajudar a dar escala ao monitoramento florestal. Nesse período seu valor já foi comprovado pela comunidade cientifica, mas as boas práticas do seu uso ainda precisam ser aprimoradas.

Para saber mais sobre o que o NDVI pode fazer pelo seu negócio entre em contato!

Publicado em 18 de março de 2020

Artigos e Notícias

Veja mais
Geplant Tecnologia Florestal Ltda.
CNPJ 22.389.448/0001-81
Website por Index Soluções
Fotografia por Daniel Carvalho