
AS FLORESTAS E AS OPORTUNIDADES
A MADEIRA COMO FONTE DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
As florestas consistem em fonte de recurso natural e renovável, além de prover serviços ecossistêmicos essenciais. Acreditamos na importância da madeira para a sociedade, no imenso potencial produtivo florestal como oportunidade de negócio e em todo conhecimento técnico-científico disponível. Por isso, a Geplant trabalha para que seja possível gerar valor no campo por meio de um manejo florestal responsável, unindo conhecimento, inovação, competitividade e sustentabilidade.
CORE BUSINESS
Viabilizar e garantir o crescimento e a
lucratividade de negócios florestais, com
projetos que integram pessoas, transferência
de conhecimentos e tecnologias.
MISSÃO
Desenvolver e inovar o manejo e negócios florestais para gerar competitividade aliada a sustentabilidade.
VISÃO
Ter reconhecimento mundial como parceiros estratégicos de negócios florestais em diferentes modelos de investimento.
VALORES
Desenvolver relacionamentos com transparência. Responsabilidade e compromisso com resultados. Se integrar às necessidades de gestão do cliente. Traduzir o conhecimento para diferentes níveis profissionais. Empoderar pessoas e organizações. Fomentar a economia colaborativa. Contribuir com a melhoria do ambiente e clima. Sensibilizar, educar e realizar.
"O IMPORTANTE É NÃO PARAR DE
QUESTIONAR. A CURIOSIDADE TEM A
SUA PRÓPRIA RAZÃO PARA EXISTIR."
ALBERT EINSTEIN
POLÍTICA DE QUALIDADE
Busca constante por inovação para trazer soluções criativas em diferentes modelos de negócios florestais, integrando pessoas, conhecimentos e tecnologias, com compromisso com o ambiente e com as gerações futuras.
2022
Parceria ISA Portugal
Mais de 500 mil ha monitorados
Lançamento da tecnologia CARBO2
/> Internacionalização2021
FAPESP PIPE – Fase 2 – SNC
Open Innovation Nestlé (Carbono em florestas nativas)
Parceria com a Mississipi State (Prof. Bruno Kanieski)
FAPESP/FINEP PIPE – Fase 3 - GPT2020
Residente Agtech Garage Hub de inovação no Agronegócio
MALINOVSKI Innovation Parceria Comercial Hub de inovação em Florestas
MCTI - IA²
Progama de Aceleração com foco em Inteligência Artifical
EMBRAPA & VentureHub - Programa TechStart Agrodigital2019
Design de Produto - D-Labs (Eslovênia)
Validação Científica
WSL (Suíça)
ISA (Portugal)
FAPESP PIPE - Fase 1 - SNC
Participante do grupo de Startups Inovadoras do Instituto ICorps
FAPESP PIPE - Fase 2 - GPT2018
Criação da Geplant –Nova Identidade Visual
LIF - Leaders in Innovation Fellowship Royal Academy of
Engineering (Londres)
Programa FAPESP-PIPE em Empreendedorismo de Alta Tecnologia2017
SEBRAE - Startup Agrodigital
FAPESP PIPE - Fase 1 - GPT2016
Primeiros Protótipos GPT2015
Fundação da Empresa
CULTURA
LOCALIZADA NO PRINCIPAL POLO DE INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO, A GEPLANT TEM A INOVAÇÃO COMO UM DE SEUS PILARES.
Sabemos que a mudança é constante e inevitável e acreditamos que a resiliência necessária aos negócios se fortalece com uma ampla rede de relacionamentos. Por isso, sempre nos posicionamos junto à vanguarda da pesquisa científica inovadora e das comunidades de empreendedorismo.
Mas sobretudo, acreditamos que a tecnologia sozinha é um mero instrumento. E sim são as pessoas, as grandes responsáveis pela transformação da sociedade em busca de um planeta sustentável.
CULTURA DE INOVAÇÃO | CIÊNCIA | TECNOLOGIA | SUSTENTABILIDADE











QUEM SOMOS
CONSELHO CONSULTIVO

CONSELHEIRO
ADMIR LOPES MORA
+
CONSELHEIRO
ADMIR LOPES MORA
Engenheiro Florestal, graduado na ESALQ, em 1978. Mestrado concluído na ESALQ, em 1986 e doutorado na UFPR, em 2002, sendo ambos em Ciências Florestais.>
Iniciou carreira profissional no IPEF e, posteriormente, atuou na área de P & D Florestal das empresas Copener Florestal, Celmar, Votorantim Celulose e Papel e Norske Skog Florestal. Também atuou na área industrial da Norske Skog Pisa, inicialmente gerenciando a área de Processos e Produtos.
Como Consultor nas atividades de P&D Florestal, prestou serviços para a CFMD no final dos anos 80. Já na década de 90, atuou diretamente na Pisa Florestal e, posteriormente, na Valor Florestal, com atuações nos estados do Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Já para a Timber Capital, em 2011, coordenou a experimentação florestal em áreas do Paraná e Minas Gerais, além de elaborar e executar, durante 7 anos, o programa de pesquisa para duas empresas colombianas pertencentes ao grupo.
Recentemente, elaborou o programa de melhoramento genético de espécies nativas para a empresa Symbiosis e também fez diagnóstico e propôs avanços nas pesquisas realizadas pela Flosul.
Em paralelo, implantou e coordenou, durante 8 anos, o Programa de Preparação de Gestores Florestais oferecido pelo IPEF.

CONSELHEIRO
EMILIO MORETTI
+
CONSELHEIRO
EMILIO MORETTI
Atuando no mercado desde 1988, implantou mais de 320 projetos de Identidade Visual em para empresas e instituições no Brasil. Desenvolveu projetos em design com Massao Ohno (São Paulo), Sábat ( Buenos Aires).
IIustrou jornal O Pasquim SP, foi membro organizador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Atua em projetos de design na ESALQ/USP.
No setor de Agronegócios é responsável pelas marcas da Fermentec, AgTech Valley, PECEGE, Plant Defender, APLA Arranjo Produtivo Local Álcool, Markesalq, PASYS Engenharia.
Desenvolveu Identidade visual do Projeto Beira Rio Piracicaba , Comitê das Bacias Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí , Fermentec , , MarkEsalq, Marconi, , Santa Casa Piracicaba , Egidio Simoni Arquitetos, Malhafil , P.ASys, Semutran Piracicaba , MACA Americana, Unimed , Alutec , ,Atlas Assessoria Contábil, SR Jeans, Seletiva, Balaminut ,Sección Aurea Buenos Aires, Saito Lubrificantes , AlfaX Plus, LR Preditiva, Kako Ueno Arquitetos, Construcione, Tolotto Marmoraria, União Supermercados, Redepisos.
Edita a seção de Design da Gazeta de Piracicaba.
QUEM SOMOS
NOSSA EQUIPE

DIRETOR DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ARTHUR VRECHI
+
Engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2008) com especialização em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília - UnB (2011) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Atuou na Veracel Celulose S/A (2008-2014), nas áreas de R&D e planejamento florestal, sendo responsável pela área de Geoprocessamento, e no IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (2014-2015). É co-fundador da Geplant Tecnologia Florestal (2015), onde atua com projetos florestais e desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua experiência abrange tópicos relacionados à geoprocessamento e sensoriamento remoto, planejamento florestal, meteorologia, hidrologia e ecofisiologia florestal.

DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE
EDUARDO MORÉ DE MATTOS
+
Engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz“ (2012) com mestrado (2015) em recursos florestais pela mesma instituição com intercâmbio junto à North Carolina State University (NCSU). Possui MBA (2020) em Big Data Analytics pela Fundação Instituto de Administração (FIA Business School). É co-fundador da Geplant Tecnologia Florestal e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolvendo projetos de inovação. Sua experiência abrange tópicos relacionados à Data Science e Estatística; Ecofisiologia Florestal; Inventário Florestal e Biometria; Agrometeorologia; Sensoriamento remoto e SIG.

DIRETOR DE NEGÓCIOS FLORESTAIS
JOSÉ HENRIQUE BAZANI
+
Engenheiro Florestal formado pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) em 2005, possui Especialização em Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2008 e Mestrado em Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) em 2014. Tem experiência há mais de 15 anos com pesquisa e experimentação em silvicultura de florestas plantadas e manejo de solo e nutrientes em plantações florestais. Tem domínio sobre os processos silviculturais empregados para formação dos maciços florestais tanto com espécies de coníferas quanto folhosas e possui uma visão holística da silvicultura, o que permite integrar aspectos do ecossistema e das práticas silviculturais para maximização dos retornos econômicos das plantações.

GERENTE DE OPERAÇÕES
JOSÉ HENRIQUE T. ROCHA
+
Engenheiro Florestal formado pela Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF – Garça/SP), Mestre (2014) e Doutor (2017) em Ciências pelo programa de Recursos Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) com intercâmbio na universidade de Stellenbosch na África do Sul. Trabalha há mais de 8 anos com silvicultura de plantações de eucalipto e pinus, especificamente nas áreas de preparo e conservação de solo e nutrição florestal. Integrou a equipe científica do Programa Cooperativo Sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), onde desenvolveu pesquisas junto a 20 empresas do setor de florestas plantadas. Possui notável produção científica e atuou como docente das disciplinas de Solos e Nutrição Florestal na FAEF. É pesquisador da área de Solos e Nutrição Florestal da GEPLANT Tecnologia Florestal.

ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
MARCOS AUGUSTO DASSAN
+
Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2017), cursando mestrado em Sensoriamento Remoto, no departamento de Engenharia de Biossistemas da mesma instituição, tecnólogo em informática pelo Centro Paula Souza (2008). Atuou no Grupo de Inteligência Territorial Estratégica na Embrapa Monitoramento por Satélite, desenvolvendo estudos sobre monitoramento da macrologística agropecuária brasileira. Atualmente ocupa o cargo de analista de Geotecnologias na Geplant Tecnologia Florestal, exercendo funções relacionadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas com o uso de sensoriamento remoto aplicado ao setor florestal. Sua experiencia abrange os tópicos relacionados à geoprocessamento, sensoriamento remoto e otimização de processos computacionais ligados a essas áreas.

ANALISTA | CIENTISTA DE DADOS
GUSTAVO HENRIQUE S. RODRIGUES
+
Engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (2021). Trabalhou como assistente de pesquisas no WRI Brasil (2019-2021), atuando principalmente com modelagem de espécies nativas florestais, foi responsável pelo planejamento e condução de inventários na Klabin (2021) e colaborou como analista de estatística no Centro de Tecnologia Canavieira (2021).
Hoje atua como cientista de dados na Geplant e agrega sua experiência em estatística e experimentação agronômica/florestal com foco nos seguintes temas: machine learning, regressões, estatística multivariada e suas aplicações.

ANALISTA DE GEOTECNOLOGIAS
FLÁVIA CORRER STENICO
+
Geógrafa formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuou na área educacional por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no setor público e privado.
Desenvolveu, ao longo da graduação, pesquisas em Geomorfologia Costeira, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Atua na área de Geoprocessamento da Geplant, exercendo funções relacionadas ao software de Sistemas de Informações Geográficas - GIS, em especial na elaboração dos produtos cartográficos.

DESENVOLVEDOR FULL-STACK SÊNIOR
DAVID WANDERSON DE ANDRADE NOGUEIRA
+
Analista de sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2014) com especialização em Engenharia de Software (2016).
Possui mais de nove anos de experiência nas áreas de TI e Automação Industrial, atuou em diversos projetos de desenvolvimento web e automação, bem como docente nas disciplinas de Automação industrial, Programação e Mecatrônica. .
Atualmente ocupa o cargo de Desenvolvedor full-stack sênior na Geplant.

DESENVOLVEDOR FRONT-END
MATHEUS OMENA MACIEL
+
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP (2015) e técnico em Mecatrônica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (2012), atua com programação de softwares desde 2014 e possui experiência em tecnologias back-end e front-end.
Atualmente é desenvolvedor front-end na Geplant, onde atua com ReactJS e como responsável pela refatoração/reconstrução visual dos produtos da empresa.

DESENVOLVEDOR BACK-END
BRYAN ALMEIDA FARIAS
+
Cientista de dados full-stack formado pela Universidade Federal Fluminense com bacharelado de Física com ênfase computacional (2020). Publicou artigo sobre gerenciamento de organizações empresariais.
Suas habilidades abrangem áreas como física, matemática, estatística, análise de dados, aprendizagem de máquina (clássico e deep learning), desenvolvimento full-stack, entre outras.