A unidade de negócios Geplant Tecnologia Florestal atua com foco em florestas plantadas para fins de produção e abastecimento de madeira. Conhecemos os grandes desafios do manejo florestal e trazemos uma nova visão para a produção florestal, aliando conhecimento, ciência e tecnologia para garantir a produtividade, sustentabilidade e mitigar os riscos de quebra de produção das plantações florestais em um ambiente em constante mudança.
A unidade de negócios Geplant Tecnologia Florestal atua com foco em florestas plantadas para fins de produção e abastecimento de madeira. Conhecemos os grandes desafios do manejo florestal e trazemos uma nova visão para a produção florestal, aliando conhecimento, ciência e tecnologia para garantir a produtividade, sustentabilidade e mitigar os riscos de quebra de produção das plantações florestais em um ambiente em constante mudança.
Integrando técnicas de modelagem processual do crescimento e produção florestal, sensoriamento remoto e aprendizado de máquina, quantificamos remotamente o estoque atual e futuro de madeira por talhão. Entendemos o inventário como ferramenta de manejo e por isso, oferecemos junto às estimativas de produção um diagnóstico da performance dos plantios, contabilizando a magnitude da oportunidade de aumento de produtividade, diferenciando os gaps referentes ao clima e ao manejo.
Diversas avaliações de qualidade buscam garantir que as operações silviculturais sejam realizadas dentro dos padrões técnicos estabelecidos, porém pouco se pode inferir sobre a performance dos plantios em termos de produtividade. Oferecemos um enfoque diferente para a avaliação da qualidade do estabelecimento dos plantios com foco em garantia de produtividade, identificação precoce de desvios e priorização de ações de mitigação. Entenda a abordagem da Geplant em: (geplant.com.br/noticias/e-preciso-inovar-na-gestao-da-qualidade-florestal/)
O conjunto de práticas silviculturais tem forte efeito na produtividade e na sustentabilidade da produção florestal. Isso se deve ao efeito dessas práticas na conservação do solo, balanço nutricional e estoque de C do solo. Oferecemos uma avaliação integrada do impacto das operações de colheita e silvicultura com as condições edafoclimáticas para auxiliar no planejamento das operações de colheita, preparo de solo e fertilização. Com isso é possível otimizar o uso de insumos (especialmente fertilizantes) e monitorar o impacto das operações na qualidade do solo e consequentemente na sustentabilidade da produção florestal.
Não há dúvida sobre a contribuição dos programas de melhoramento genético e clonagem na evolução da produtividade. No entanto, com acréscimos cada vez mais marginais nos patamares de produtividade, a assertividade do posicionamento genético considerando as interações entre genótipo x ambiente x manejo é cada vez mais relevante para garantir os patamares produtivos desejados e mitigar efeitos negativos de pragas, doenças, entre outros. Através de modelos de inferência e extrapolação, determinamos os materiais genéticos mais adaptados a cada talhão, quantificando o desempenho esperado e reorganizando a distribuição espacial dos materiais.
Plantações florestais aumentam de valor com o tempo, ao passo que o longo prazo de cultivo expõe os plantios a riscos inerentes da atividade como pragas, doenças e sinistros. A vasta extensão territorial dos ativos e porte das árvores impõem dificuldades logísticas ao monitoramento. O uso de tecnologias remotas aumenta a eficiência operacional das equipes, melhora da abrangência do monitoramento e traz agilidade na detecção de potenciais efeitos negativos sobre a produtividade.
A digitalização gerou a necessidade de gestão de dados em diversos níveis organizacionais. Entendemos a necessidade de facilitar o acesso a informação e compilamos e harmonizamos diversas fontes para oferecer dados estruturados, espacializados e consistentes, disponibilizados de forma simples em um único lugar para que empresas e profissionais otimizem processos internos, gerando inteligência de negócios e resultados diferenciados.
O crescimento biológico (madeira) é o principal responsável pela garantia do retorno sobre os investimentos em ativos florestais. Por isso utilizamos inteligência analítica, geotecnologias e métodos robustos para quantificar e mapear a variabilidade espacial e temporal da produtividade e riscos de produção, trazendo maior previsibilidade e transparência para gestão do negócio tanto em ativos já existentes (“brownfield”), quanto em áreas sem histórico de plantio (“greenfield”).