A sustentabilidade da produção florestal

Apesar das pressões bióticas e abióticas sobre a produtividade, não podemos descartar o fato de estar ocorrendo degradação do potencial produtivo de algumas áreas, evidenciado pela queda de produtividade onde tradicionalmente se planta floresta.

A capacidade de um ambiente manter ou elevar seu potencial produtivo ao longo das rotações de cultivo é denominado de sustentabilidade da produção florestal ou sustentabilidade silvicultural.

Com estudos de longa duração, conduzidos no Brasil e em diversos outros países, foi observado que os principais fatores que afetam a sustentabilidade da produção florestal (isolado o efeito climático) são:

  • proteção do solo contra erosão
  • equilíbrio nutricional
  • manutenção dos teores de matéria orgânica do solo

Ou seja, garantir a conservação do solo é fundamental para manutenção da produtividade. Além disso, proteção do solo, equilíbrio nutricional e estoque de C no solo são importantes serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas de produção florestal.

Nos últimos anos, o uso de sistemas de colheita mais intensivos, o aumento da faixa de preparo do solo e a raspagem da superfície do solo como forma de controle de plantas daninhas tem se tornados mais frequentes. Essas práticas, quando realizadas em áreas sensíveis, degradam o solo e reduzem seu potencial produtivo.

Sabemos o tamanho dos desafios operacionais, mas nem por isso podemos negligenciar o impacto das operações silviculturais sobre o ambiente de produção. Em busca de soluções práticas e cientificamente embasadas, a Geplant vem se preparando para auxiliar os silvicultores no manejo e conservação dos solos sob cultivo. Aguardem! Em breve teremos novidades.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest