Geplant visita sede da Embrapa Informática Agropecuária

No dia 16 de abril de 2018, a Geplant Tecnologia Florestal visitou a sede a EMBRAPA Informática Agropecuária em Campinas/SP. Dentre as diversas áreas de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), uma de suas 46 unidades abriga, desde 1985, o setor de pesquisa e desenvolvimento em informática agropecuária. Esta unidade tem como foco o desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação que deem suporte aos produtores e políticas públicas.

A convite do pesquisador Glauber José Vaz, nossa equipe visitou algumas das linhas de pesquisa com maior potencial de sinergia com as atividades da Geplant. O pesquisador João Francisco Antunes apresentou o histórico, a evolução e a usabilidade da plataforma web para monitoramento da vegetação por meio de sensoriamento remoto SATVeg. Tivemos a oportunidade de conhecer o pesquisador Ariovaldo Lucchiari Junior, com mais de 40 anos de experiência na EMBRAPA, e conversar sobre os desafios e evolução das tecnologias ao longo do desenvolvimento da agricultura brasileira. A pesquisadora Luciana Romani apresentou a plataforma Agritempo, que disponibiliza gratuitamente dados meteorológicos de diversas fontes. A pesquisadora Joice Bariani comentou sobre as recentes iniciativas da Embrapa com foco em inovação e desenvolvimento de startups.

Outra ferramenta apresentada foi o ZARC – Zoneamento Agrícola de Risco Climático, sob coordenação do pesquisador José Eduardo Monteiro, que proporciona a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas. Vale ressaltar que, além das iniciativas acima, a unidade desenvolve diversas tecnologias para dar suporte a produção agropecuária brasileira.

Para nós da Geplant Tecnologia Florestal foi uma oportunidade única e cheia de aprendizado, nossos sinceros agradecimentos a toda equipe da Embrapa que nos recebeu em especial ao pesquisador Glauber José Vaz por abrir este espaço.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest