O pequeno grande produtor de madeira

Conversamos com um grande amigo e mentor sobre as florestas plantadas de maneira independente e seus desafios. Apesar da ampla experiência no setor privado e na academia, sendo um grande especialista em genética e silvicultura, as preocupações levantadas em nossa conversa não passaram pelas técnicas e procedimentos para a formação dos ativos florestais.

Em grande parte, os produtores independentes de madeira estiveram e estão associados às grandes cadeias de valor industriais (celulose, papel, chapas, siderurgia). Nessas condições há suporte tecnológico das grandes empresas, materiais genéticos adaptados, técnicas e procedimentos silviculturais de alto rendimento, entre outros benefícios.

Entretanto, devemos nos atentar a 3 questões básicas:

  • Sua floresta se encontra a menos de 100 km de um polo industrial?
  • Sua área é passível de colheita mecanizada de madeira?
  • Seu ativo possui pelo menos mais de 100 ha?

Se sua resposta foi SIM você é um grande premiado! Conseguiu praticamente garantir a venda de sua plantação. Aqui o desafio é garantir que o preço pago pela madeira pague os custos de formação e dê rentabilidade ao negócio.

Mas e para quem não está nesta condição? Hoje a situação de muitos produtores de madeira é triste e se resume em arrependimento. Esse é o grande paradigma. Produzimos madeira sem planejamento estratégico, esperando o mercado encantado, por vezes apostando em novas espécies salvadoras que prometem bons preços de venda de madeira num futuro distante.

Produtores de madeira, fica um alerta: parem de esperar que alguém resolva seu problema de mercado! Plante a primeira muda pensando em como você poderá agregar valor ao seu ativo. Você é responsável, desde o princípio, por desenvolver mercado, estabelecer parcerias comerciais, criar redes de distribuição, entre outras questões.

Florestas plantadas são ativos de usos múltiplos que crescem em valor e diversidade ao longo do tempo. Horizontalmente, temos árvores de diferentes tamanhos. Verticalmente, temos diferentes diâmetros ao longo de uma árvore.

As variedades genéticas possuem qualidades de madeira distintas e o manejo ao longo do tempo trará as qualidades que atendem aos mais diversos produtos. Na escala da paisagem, florestas plantadas são excelentes opções para maximizar o aproveitamento das áreas, formar corredores, entre outras funções.

Mas não adianta fazer tudo isso e não ter para quem vender. Os próprios produtores precisam entender que não existe pequeno produtor, existe pequena propriedade. Agregando valor aos produtos e estruturando cadeias de valor, a pequena propriedade rural terá grandes produtores de madeira!

A Geplant oferece produtos e serviços em diversos modelos de investimento florestal. Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest