Powerpoint e R Studio

Por Caroline Ferreira – Analista Florestal da Geplant  

 Introdução 

A linguagem R é uma poderosa linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento estatístico amplamente utilizada por cientistas de dados, estatísticos e pesquisadores em uma variedade de disciplinas. Com uma vasta gama de pacotes e funcionalidades estatísticas, o R oferece uma plataforma flexível e versátil para análise de dados, visualização e modelagem estatística. 

Por outro lado, o PowerPoint, como parte do pacote Microsoft Office, é uma ferramenta popular para criação e apresentação de slides. Com sua interface intuitiva e recursos de formatação visual, o PowerPoint é amplamente utilizado em ambientes corporativos, acadêmicos e de pesquisa para comunicar informações de forma clara e eficaz. 

Embora o R seja frequentemente usado para análise e visualização de dados, e o PowerPoint para criar apresentações visuais, é possível integrar essas duas ferramentas de maneira eficiente. A integração do R com o PowerPoint oferece uma maneira conveniente de gerar gráficos e resultados analíticos diretamente em apresentações de slides, automatizando o processo de criação de relatórios e apresentações. 

Neste tutorial, exploraremos como utilizar o R em conjunto com o PowerPoint para criar apresentações dinâmicas e informativas. Demonstraremos como gerar gráficos e resultados analíticos no R e incorporá-los diretamente em slides do PowerPoint, proporcionando uma abordagem eficiente e automatizada para a criação de apresentações visuais de dados e análises estatísticas. 

Template Base 

Para iniciar as aplicações no R, primeiramente é necessário criar um template base para usar como modelo das apresentações.   

Para início abra uma apresentação em branco, e em seguida vá em exibir e clique em Slide Mestre, é uma função básica que é fundamental utilizar, pois sem ela, não terá como usar o slide criado como base.  

Crie como desejar, adicionando caixa de texto, imagem ou figuras.  

Uma dica para deixar a automação mais organizada é alterar o título de cada página que você criar, e ao usar o atalho alt+f10 cada caixa de texto, imagem ou figura que você adicionou no slide, terá um nome, ficará mais fácil de organizar se cada um tiver uma palavra-chave para identificar. 

Após estabelecer o modelo que você irá usar e criar os nomes e especificações que desejar, abra um novo modelo no r markdown. Ao iniciar o seu projeto, adicionar um título e colocar o diretório do trabalho, adiciona a sua biblioteca os seguintes pacotes: 

“rvg, glue, magick, ggplot2, officer, magrittr” 

Para ajudar a localizar o nome de cada caixa de texto, e tirar dúvidas de como você digitou, um atalho que pode ajudar é abrir a apresentação no R. 

presentation <- read_pptx("template_2especie.pptx") %>% officer::layout_properties() 

É fundamental que as imagens que você queira aplicar na apresentação sejam mencionadas em alguma etapa, um ótimo jeito de organizar para não precisar repetir tantas vezes é criar atalhos no começo do script. 

logo <- glue::glue(" ") 
localizacao <- glue::glue(" ") 
caminhão <- glue::glue(" ") 
estoque <- glue::glue(" ") 

Após estabelecer alguns atalhos que podem te ajudar, e estabelecer quais imagens você irá utilizar pode começar a trabalhar com os slides. Todos se baseiam nesta logica, onde para adicionar uma nova apresentação lembre-se de usar o símbolo “%>%” para dar continuidade. 

my_pres <- read_pptx("template_2especie.pptx") 
  • Para abrir o template que foi estabelecido como modelo. 
my_pres <- my_pres %>%  
  • Dar continuidade na apresentação. 
remove_slide(index = 1) %>% 
  • Função para remover a primeira página, com no slide mestre fica uma primeira página em branco é apenas uma função para deixar mais prático. 
add_slide(layout = "capa") %>%  
  • Adiciona o slide que eu quero com base no nome que eu dei no powerpoint. 
ph_with(value = external_img(logo), location = ph_location_label(ph_label = "logo")) %>% 
  • Em ph_label você estabelece o nome do slide que deseja adicionar e em external_img é qual imagem irá para aquela caixa estabelecida. 
ph_with(value = Titulo, location = ph_location_label(ph_label = "Título")) %>% 
  • Aqui segue a mesma lógica que a imagem, onde a caixa de texto que foi estabelecida como “Título” terá a palavra Título adicionada. 
ph_with(value = Empresa, location = ph_location_label(ph_label = "Subtítulo")) %>% 
print (my_pres, glue::glue("ttg_frigg_gpt_relatorio_semestral_dez2023.pptx")) 
  • Função para salvar a apresentação já no formato powerpoint. 

Assim é uma função básica, mas que pode agilizar muitos relatórios. Essa pequena etapa foi apenas uma introdução de como adicionar uma capa, para adicionar mais páginas é só substituir o nome do ph_label e assim seguir com a sua automação. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Artigos Geplant

Protocolo para Coleta de Solos

Por José Henrique Tertulino Rocha e Caroline Ferreira  A coleta de solos é uma etapa essencial no momento de planejamento de plantio e uso da

Leia mais »