Raio-X da Produtividade: Mudanças Climáticas

“Mudanças climáticas” é um assunto quente, presente nos noticiários, na internet, nas rodas de conversas e afins. Muito se discute sobre o aumento da temperatura global, alterações de regimes de chuvas e maior ocorrência de eventos extremos.

Mas a pergunta que fica é: o clima vai mudar ou JÁ ESTÁ mudando? Quais são os impactos dessas mudanças na produtividade florestal? Os efeitos serão sentidos da mesma forma nas diferentes regiões brasileiras? Chuva, solo, balanço hídrico… quais são os pesos desses fatores nesta análise?

Se tivéssemos plantado um talhão por ano, durante uns 30 anos consecutivos, no mesmo local, garantindo a mesma genética e manejo, conseguiríamos avaliar o efeito das variações climáticas na produtividade florestal. Um experimento um tanto quanto difícil e demorado!

Pensando nisso, com nossa expertise em modelagem ecofisiológica e nosso robusto banco de dados, realizamos um estudo para entender os impactos das mudanças climáticas na produtividade florestal. Mais de 30 municípios nas principais regiões produtoras de eucalipto no Brasil, 2.1 milhões de hectares e 1.2 milhões de simulações: esse é o porte do “Raio-X da Produtividade: Mudanças Climáticas”.

Nessa animação, vemos curvas de crescimento simuladas para uma mesma floresta, plantada no mesmo local, mês a mês, de janeiro de 1980 até hoje. Reparem no volume de madeira estocado aos 7 anos (topos das curvas)! Há uma variação de mais de 150m³, resultante apenas das variações do clima. E a tendência, como está?

O gráfico acima representa o estoque de madeira simulado aos 7 anos para toda a série histórica (1980 até o presente), em dois estados brasileiros. No estado A, percebe-se que a produtividade caiu praticamente pela metade entre 1991 e 1999 e continua retraindo desde 2005. Já no estado B, observa-se uma ascensão da produtividade ao longo dos anos. 

Essas tendências correspondem a quais unidades federativas? A produtividade continuará seguindo esse padrão nessas regiões? Podemos dizer que esses resultados são efeitos das mudanças climáticas?

No dia 26 de setembro (segunda-feira), das 14h às 15h, faremos uma LIVE para apresentar e discutir esses e demais resultados do RAIO-X DA PRODUTIVIDADE: MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Para participar, é só se inscrever através do link: https://bit.ly/3BizVoL

Prepare suas perguntas e venha contribuir conosco!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Artigos Geplant

Protocolo para Coleta de Solos

Por José Henrique Tertulino Rocha e Caroline Ferreira  A coleta de solos é uma etapa essencial no momento de planejamento de plantio e uso da

Leia mais »
Artigos Geplant

Powerpoint e R Studio

Por Caroline Ferreira – Analista Florestal da Geplant    Introdução  A linguagem R é uma poderosa linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento estatístico amplamente utilizada

Leia mais »